Por conta da paralisação em diversos grupos econômicos devido a pandemia do COVID-19 é o momento das empresas reavaliarem seu planejamento tributário, de forma a garantir uma maior estabilidade financeira frente a este período caótico em escala mundial.
Diante disso, o governo tem tomado diversas medidas tributárias com objetivo de dar fôlego às empresas, dentre essas novas medidas podemos mencionar:
- Renegociação de operações de créditos e maiores facilidades de acesso para as empresas;
- Desoneração temporária de IPI;
- Mais prazo para o pagamento do FGTS independentemente do número de empregados, além de outras medidas.
Mesmo assim, as empresas devem revisar suas operações, alíquotas, bases de cálculo, enquadramento tributário e estratégias de negócios para vencer a iminente crise.
Portanto, nota-se que são alguns caminhos para organizar suas obrigações tributárias, fazendo com que a empresa economize no pagamento de impostos e contribuições, melhorando o fluxo de caixa e criando fontes de recursos para novos investimentos. Por isso, é fundamental possuir um planejamento estruturado diante deste novo cenário.
Nós, do escritório Luiz Carlos D. Bittencourt seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.
Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Será um prazer ajudá-lo(a).